Saber como calcular o custo de um produto ou serviço é um aspecto crucial para impulsionar a rentabilidade de qualquer empresa.

Neste artigo, vamos acompanhar a jornada da Rateio nunca mais LTDA, uma empresa fictícia que produz e vende um único produto, e explorar os exemplos e cálculos matemáticos envolvidos nesse processo.

Dessa forma você poderá entender melhor esses conceitos e melhorar a rentabilidade e o sucesso empresarial.

Como calcular o custo de um produto?

mão de mulher segurando calculadora e se perguntando como calcular o custo de um produto

Na Rateio nunca mais LTDA, o custo do produto é determinado pela soma do custo totalmente variável por unidade.

O custo totalmente variável inclui os gastos diretos relacionados à produção, como matéria-prima, comissões, impostos, excluindo mão de obra direta.

Por outro lado, a despesa por unidade refere-se aos custos fixos da empresa que são alocados ao produto com base na demanda mensal.

1ª Hipótese: Exemplo da Rateio nunca mais LTDA

Vamos supor que a Rateio nunca mais LTDA tenha um custo totalmente variável de R$ 12,00 por unidade enquanto que a demanda mensal do produto é de 10.000 unidades.

Além disso, a empresa possui uma despesa de R$ 100.000,00 para suportar suas operações.

Levando essas informações em conta, vamos calcular o custo unitário do produto e o lucro da empresa ao final do mês.

Para calcular o custo fixo por unidade, dividimos a despesa fixa total pela demanda mensal e aí temos o seguinte cálculo:

Dessa forma, o custo unitário do produto é a soma do custo totalmente variável e do custo fixo por unidade, então o resultado seria este:

Com esse resultado então agora, podemos calcular o lucro da empresa:

Receita total

Custo total

Resultado do lucro da empresa

Nesse exemplo, a Rateio nunca mais LTDA obteve um lucro de R$ 30.000,00.

Isso ocorre porque a receita total excede o custo unitário do produto, resultando em um saldo positivo para a empresa.

 2ª Hipótese: Proposta do Novo Distribuidor

Agora vamos supor que um novo distribuidor se aproxime da Rateio nunca mais LTDA com uma proposta para comprar mais 8.000 unidades do produto por mês.

No entanto, o distribuidor propõe um preço de venda de R$ 17,00 por unidade, representando uma redução significativa em relação aos clientes atuais.

Portanto a empresa precisa analisar se é vantajoso atender a essa proposta, então vamos calcular os custos envolvidos e descobrir.

Para calcular o custo fixo por unidade, dividimos a despesa fixa total pela demanda mensal e assim temos a seguinte conta matemática:

Dessa forma, o custo unitário do produto é a soma do custo totalmente variável e do custo fixo por unidade:

Assim, não faz sentido aceitar esse novo pedido, uma vez que o preço é de R$ 17,00 e o custo é de R$ 18,94. A empresa estaria perdendo R$ 1,94 por unidade vendida.

Mas será que essa visão baseada no rateio está correta?

homem em dúvida se a proposta do distribuidor é boa para obter lucro em como calcular o custo de um produto

Vamos usar a lógica da contabilidade de ganhos e enxergar esse mesmo exemplo por ela, e entendermos se tomaríamos uma decisão diferente.

Exemplo da Rateio nunca mais LTDA

A Proposta do Novo Distribuidor

Nossa, que estranho! Quer dizer que, usando a contabilidade de ganhos, que separa custos de despesas, pegar esse pedido traria um lucro de R$ 15.000 para a empresa?

Sim, pois esse aumento no lucro representaria um aumento na lucratividade de R$ 30.000 para R$ 45.000 no mês, um aumento de 50%.

Ao vermos os exemplos e cálculos matemáticos realizados para a “Rateio nunca mais LTDA”, compreendemos a importância do cálculo preciso do custo do produto e do custo do serviço para a rentabilidade e o sucesso empresarial.

Assim aprendemos que usar o rateio produz distorções e pode levar a empresa a perder dinheiro.

Portanto, o conhecimento desses conceitos permite que as empresas estabeleçam preços adequados, maximizem os lucros e tomem decisões estratégicas corretas.

Então ao gerenciar um negócio, é fundamental dedicar tempo e recursos para entender como calcular o custo de um produto ou serviço.

Concluindo…

Como você viu, neste artigo entendemos que realizar os cálculos corretamente e analisar as propostas de forma abrangente ajudará a garantir a saúde financeira da sua empresa e a tomar decisões embasadas em dados concretos.

Lembre-se sempre de que saber como calcular o custo e preço de venda de um produto é essencial para você impulsionar a rentabilidade, crescimento e em alguns casos a sobrevivência de uma empresa.

Por isso, invista tempo e esforço para compreender e aplicar esses conceitos em sua gestão financeira.

E se você quiser a ajuda de uma consultoria empresarial para colocar as finanças da sua empresa em ordem confira a etapa “Cadê o dinheiro?” da Jornada da Mudi9 e entenda como nossa empresa pode auxiliá-lo.

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